Sommelier de Cervejas - SP - aos Sábados

O curso de formação Profissional Sommelier de Cervejas visa capacitar o participante em temas variados relacionados ao universo cervejeiro para atuar como sommelier profissional ou como consultor/assessor nos mais diversos segmentos do mercado, incluindo lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e cervejarias.

INSCREVA-SE »

Serviço de Cervejas

O curso de Serviço de Cervejas tem como objetivo disseminar diretrizes do serviço à mesa e, especificamente de cerveja, adaptadas à realidade brasileira nos diferentes tipos de ponto de venda. O Instituto da Cerveja busca com este curso qualificar mão de obra para o mercado gastronômico, cada vez mais exigente.

INSCREVA-SE »

Workshop Avançado de Lúpulo - Hop Academy®

Workshop Avançado ministrado pela especialista Dra. Elizabeth Wiesen do grupo Barth Haas. Um verdadeiro mergulho no universo do lúpulo, suas característica, com foco em técnica avançadas de utilização e dry-hopping.

INSCREVA-SE »

Instituto da Cerveja promove curso de serviços

Com foco na capacitação de sommeliers e garçons, o conteúdo do curso será teórico, técnico e prático, dividido em quatro aulas e com início no dia 28 de julho

VEJA MAIS »

Instituto da Cerveja vai a Santa Catarina ministrar Curso de Sommelier de Cerveja

Curso será realizado entre os meses de Agosto, Setembro e Outubro, no Empório Vila Germânica e na Cervejaria Das Bier

VEJA MAIS »

Sócia-diretora do Instituto da Cerveja, Kathia Zanatta, media workshop sobre cervejas inglesas com mestre-cervejeiro da Fuller´s

Evento será realizado no Auditório Centro Brasileiro Britânico, em 11 de junho, às 19h

VEJA MAIS »

Em 2010 , com apenas um ano no mercado de cervejas artesanais , eu e minha equipe composta por 7 figuras sonhadoras pesquisávamos tudo o que era possível para aprender mais sobre o assunto.

Quando fiquei sabendo que a Kathia Zanatta, Alfredo Ferreira , Estacio estavam organizando um curso de sommelier de cervejas achei a ideia fantástica e aderimos em massa !!

Educação , informações precisas , networking , clima de alto astral e seriedade foi o que encontramos no Instituto da Cerveja.

Até hoje o Instituto da Cerveja é nossa fonte de captação de profissionais para trabalhar conosco"

Gilberto Tarantino Il Capo e fundador da Tarantino Beer, Beer Hunter, 1o importador brasileiro a trazer cervejas lupuladas americanas.

Posso dizer que o Instituto foi o responsável por mudar definitivamente minha relação com a cerveja. Uma coisa é gostar, a outra é trabalhar e a principal é entender! Através do Instituto me aproximei ainda mais deste líquido precioso e pude compreender, estudar, degustar e claro, me divertir. Ainda teremos um longo caminho pela frente e conto com o ICB para estreitar ainda mais esse relacionamento!

Grande amigos e parceiros, um dos principais ícones responsáveis pela disseminação da cultura cervejeira no país! Parabéns pelo trabalho!

Cristiana F. Ficoni Bratt Diretora do CluBeer

O pessoal do Instituto da Cerveja esteve envolvido desde os planos inicias da importadora, inicialmente com o curso de Sommelier e posteriormente com o curso de Mestre em Estilos, sempre passando informações sólidas sobre cervejas, cervejarias, mercado mundial e nacional de cervejas, sem duvida um grande aprendizado, tanto profissional quanto pessoal

André Silva Proprietário da Best Beers Importadora

Quando me inscrevi no curso de sommelier meu objetivo, como cervejeiro caseiro, era o de melhorar minha produção. Durante o curso descobri um universo bem maior que gira em torno da cerveja que eu não imaginava, apesar de produzir em casa. Fiz muitos amigos entre professores e alunos e acabei fazendo o curso de Mestre em Estilo. Agora parto para o terceiro curso de analise sensorial e off flavours.

Rudolf Mayer Sommelier de cervejas, mestre em estilos e cervejeiro caseiro

“Lembro quando me encontrei pela primeira vez com a Kathia e o Alfredo na sala da ABS-SP, era a primeira turma de Sommeliers do Brasil, em 2010 e pensei comigo: “A coisa ficou séria”.

Em 2012, encontrei com os dois novamente na primeira turma do curso Mestre em Estilos, já pelo Instituto da Cerveja e meu pensamento foi o mesmo.

Falo isso pois era exatamente o que eu procurava, algo sério no universo cervejeiro e com eles eu encontrei isso.

Podemos definir a cerveja de diversas maneiras, mas se não tratarmos ela com paixão e respeito, nunca seremos respeitados como profissionais. No Instituto da Cerveja eu encontrei profissionais que foram e continuam sendo exemplos pra mim.

Raphael Rodrigues Jornalista, Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos. Criador do Blog All Beers.

Nossa parceria com Káthia, Alfredo e Estácio nasceu em janeiro de 2012 através de um evento "correria" aqui na Nacional: Num dia fomos apresentados em uma rápida reunião, no outro já estavam divulgando o evento, no terceiro começaram a vender os convites e no quarto já estavam esgotados! Menos de uma semana depois de nos conhecermos, o evento aconteceu. Foi um tremendo sucesso, enchendo a casa em plena segunda feira, e logo no comecinho do ano! Naquele momento duas coisas me chamaram a atenção: o nível de organização e a capacidade de fazer a coisa acontecer. De cara me identifiquei também com outra característica deles: A objetividade, a franqueza, a capacidade de ir direto ao ponto sem rodeios e sem perda de tempo. É literalmente "pa-pum", fechado, vamos em frente! Desde então não paramos mais de fazer "arte" e hoje além de parceiros, tenho amigos que admiro muito. Para finalizar, quero dizer que o Instituto da Cerveja (acabo de conhecer o seu novo espaço, ainda em instalação) será A referência para o mercado de cervejas artesanais no Brasil. Anotem isto.

Marcus Ribas Sócio Diretor da Cervejaria Nacional