A cerveja é considerada uma das paixões nacionais, o que pode ser comprovado pelo aumento do seu consumo nos últimos 15 anos: de uma média de 50 litros por pessoa no ano de 2001 para cerca de 70 litros em 2016. O panorama é animador para o empreendedorismo cervejeiro, porque, além da quantidade, aumentou também a demanda pela qualidade das bebidas consumidas.
O mercado cervejeiro, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, movimentou cerca de 1,6% do PIB nacional em 2014, o que quer dizer que ele é um importante setor da economia. A produção anual de cerveja no Brasil, de cerca de 13,8 bilhões de litros, só perde em volume para a China e para os Estados Unidos, o que o faz ser um destaque mundial.
Assim, os pequenos negócios cervejeiros estão em um momento muito favorável. Os setores Premium e Superpremium no Brasil crescem cerca de 15% ao ano, segundo a Mintel. Aí estão as oportunidades de empreendedorismo para atender a um público de maior poder aquisitivo, que tem buscado cada vez mais cervejas artesanais diferentes e especiais.
Donos de bares ou restaurantes, amantes de cerveja, entusiastas, degustadores, gastrônomos ou qualquer pessoa que deseja empreender pode se tornar um especialista em cervejas e montar ou expandir o seu negócio. Mas como começar? Acompanhe o post!
Conheça o mercado e opções de carreira
Conhecer o mercado ajudará a saber onde é possível atuar, o que a concorrência já oferece e escolher o que quer empreender. No empreendedorismo cervejeiro, há diversas áreas de trabalho além da produção: importação, logística, comunicação e os serviços de sommelier de cervejas: elaboração de cartas de cervejas, dicas de harmonização e indicações para cada cliente, análise de estilos, serviço, entre outros.
Há também a carreira de beer hunting, cujo trabalho é viajar para outros países e buscar novas e interessantes marcas de cerveja para serem importadas.
Já o mestre cervejeiro é aquele que vai elaborar a cerveja propriamente dita, pensando em novas receitas e ingredientes e participando ativamente do processo de produção.
Busque conhecimento em cursos
É indispensável ter uma formação na área, como a de sommelier de cervejas, para abrir seu negócio, pois, para começar, é preciso ter algo além de conhecimentos básicos. O curso deve atender à demanda de profissionalização de um mercado em ascensão, colocando o aprendiz em contato com profissionais da área e tendências de mercado. Há diferentes tipos de cursos.
Alguns exemplos são as especializações em harmonização; empreendedorismo cervejeiro; introdução às cervejas especiais, entre outros.
O Curso Avançado em Tecnologia Cervejeira é um dos mais completos, pois aborda matérias-primas, etapas do processo de produção, história da cerveja, análises de qualidade do produto, diferentes tipos de cerveja, matemática cervejeira, dentre outros tópicos em uma relevante grade de conteúdo, que leva a uma visão ampla do processo cervejeiro.
Além de todos esses benefícios, entrar no setor compensa financeiramente. Apenas como referência, os salários iniciais de um sommelier qualificado ultrapassam 5 mil reais, o que é avaliado como muito positivo para um mercado novo. Sem contar que esse valor é superado quando se tem um negócio próprio e lucros com o seu produto.
Tenha um perfil empreendedor
Como em qualquer tipo de negócio, no empreendedorismo cervejeiro, um perfil ideal se caracteriza por boas ideias, boa comunicação, iniciativa, ampla rede de contatos, saber liderar e escolher uma equipe. Além disso, planejar metas e monitorá-las é essencial. Seja persistente e aposte no seu potencial!
Quer ler mais sobre o mercado cervejeiro? Veja aqui como entrar no ramo cervejeiro de forma profissional.
Fonte: Instituto da Cerveja Brasil