EMENTA
Amplo estudo sobre o empreendedorismo no mercado de cerveja artesanal brasileiro, com foco em operaçõess on trade (comércios cervejeiros) de pequeno e médio portes, abordando erros e acertos durante o "boom" dos últimos 10 anos, extraindo lições e aprendizados associados à entrega de ferramentas de governança, boas práticas administrativas e gerenciais, caminhos e soluções na condução de empresas, operações e negócios cervejeiros.
Tudo isto contextualizado no “novo normal” imposto pelo advento da Covid-19, que a partir de março de 2020 nos apresentou uma enorme carga de desafios adicionais, nos obrigando a reorientarmos muitas de nossas práticas “antigas”, nos provocando – daqui para frente – a transformarmos as adversidades em oportunidades.
O curso está estruturado em três módulos que são os seus eixos principais:
MÓDULO 01: EMPREENDEDORISMO
MÓDULO 02: PREVISÕES, APOSTAS E TENDÊNCIAS DE MERCADO
MÓDULO 03: POR DENTRO DE OPERAÇÕES DE BREWPUBS, BARES CERVEIROS E SIMILARES
OBJETIVO
Ao final da aula o aluno será capaz de:
- Estar apto a avaliar realisticamente as condições de sua empresa (ou projeto) através da aplicação da ferramenta S.W.O.T. adequada às características do setor;
- Estar preparado para posicionar (ou reposicionar) seu negócio de forma mais competitiva no volátil mercado atual;
- Estruturar e aplicar fundamentos básicos de delivery próprio ou terceirizado;
- Estruturar e aplicar fundamentos básicos de marketing digital;
- Dominar conceitos de bom atendimento e de hospitalidade;
- Otimizar recursos, reduzir custos e aumentar margens através da aplicação de planejamento estratégico e de procedimentos operacionais.
CONTEÚDO
01. Empreendedorismo.
Empreendedorismo é um tema amplo e complexo e que aqui abordamos com foco no mercado cervejeiro brasileiro:
- O que define empreendedorismo?
- Empreendedorismo clássico.
- Contextualizando o empreendedorismo cervejeiro artesanal brasileiro recente.
- Players relevantes.
- Por que NÃO empreender.
- Por que empreender.
- Atitudes empreendedoras.
02. Previsões, apostas e tendências de mercado.
Numa era de tantas incertezas (dramaticamente acentuadas pela Covid) e de tantas transformações aceleradas, quais referencias ainda temos, qual a “bússola” para nos guiarmos? Neste módulo buscamos separar o que é modismo do que é e/ou será perene no mercado de food service, com foco no setor cervejeiro artesanal:
- Já é.
- Já era.
- Já vem.
- Ainda é.
- Como será?
- Aula bônus: Marketing digital com foco em redes sociais (Profa. Jéssica Lopes)
3. Por dentro de operações de brewpubs, bares cervejeiros e similares.
Através da aplicação da ferramenta de análise S.W.O.T. (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças), avaliamos o conjunto de variáveis que impactam no dia a dia da operação:
i) aspectos estratégicos, estruturais e funcionais;
ii) ambientes macro e micro;
iii) fatores externos e internos:
- Conceito e/ou tipo de operação central (brewpub, pub/bar cervejeiro artesanal, restaurante com carta de cervejas especiais …)
- Como desenvolver um plano de negócio factível (seu plano cabe no seu bolso?)
- Planta fabril/instalações em conformidade (brewpubs)
- Sistema de extração de chope (câmara fria, plano de assepsia de linhas …)
- Áreas de produção (cozinha própria completa ou de finalização, terceirizado/food truck …)
- Áreas de serviço ao cliente (salão/salões, bar/balcão, lojinha, parklet …)
- Áreas de delivery (plataforma/interface/atendimento, produção, embalagem, expedição …)
- Estrutura administrativa.
- Estrutura de almoxarifado/estoque.
- Estrutura de conservação/manutenção.
- Aula bônus: Delivery: ontem, hoje e amanhã (Prof. Edrey Momo)
- Aula bônus: Atendimento e hospitalidade (Prof. Edu Passarelli)
Aulas
Outubro – 04, 06, 13, 18, 20, 25 e 27
Novembro – 03, 08, 10, 17 e 22.
Horário
das 20 às 22 hs
Carga horária
24 horas – EAD
Material Didático
Apostila digital (.pdf)
Público-alvo
Profissionais do mercado cervejeiro, cervejeiros em busca de atualização, cervejeiros caseiros, sommeliers, empreendedores do mercado cervejeiro , profissionais e empreendedores do mercado de bares e restaurantes.
Professores
Marcus Ribas, Edu Passarelli, Edrey Momo, Jessica Lopes
Coordenação Geral
Estacio Rodrigues e Leandro Viu
Coordenação Local
Leandro Viu
Certificação
Instituto da Cerveja Brasil
Política de cancelamento
A desistência do curso deverá ser solicitada formalmente, através do e-mail financeiro@institutodacerveja.com.br. Caso o cancelamento seja solicitado menos de 7 dias úteis antes do inicio, o Instituto da Cerveja devolverá 70% do valor pago descontado-se a taxa de transferência e 15% da nota fiscal. Caso o aluno desista após o inicio, este se obriga ao pagamento de 50% do valor remanescente, a título de ressarcimento ao Instituto da Cerveja, visto que não é possível angariar novo estudante após o curso iniciado, além da taxa de 15% referente à nota fiscal. Importante ressaltar que o Instituto da Cerveja não trabalha com trancamento de curso.