As cervejas artesanais estão ganhando cada vez mais espaço e o seu consumo tem aumentado muito ultimamente — isso porque a bebida feita de forma artesanal tem um sabor diferenciado, o que atrai consumidores mais exigentes, que buscam novas experiências e sabores mais elaborados.
Somente no ano de 2015, foram abertas 372 cervejarias artesanais no país, apresentando um crescimento de 17% em relação a 2014. Isso mostra que o produto está sendo bem aceito e que oferecer a cerveja artesanal em restaurantes, pubs e bares pode ser um excelente negócio para os donos de estabelecimentos.
Quer saber mais? Veja os motivos:
A cerveja artesanal é um produto diferenciado
Segundo dados do Sebrae, o Brasil é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo e a média de consumo de litros por pessoa cresce a cada ano. Atualmente o consumo per capta é de 70 litros. De acordo com a mesma pesquisa, os públicos das classes A e B procuram por produtos diferenciados, o que é um forte atributo das bebidas artesanais.
Essas cervejas são mais elaboradas e atendem a um público mais seleto que busca novas experiências, são mais exigentes e apreciam mais cuidadosamente a bebida.
Possibilidade de harmonizar a cerveja com os pratos do restaurante
Uma boa estratégia para vender a cerveja artesanal em restaurantes é poder harmonizá-la com os pratos do menu. E como há uma variedade muito grande das bebidas artesanais, as possibilidades de harmonização são inúmeras. Uma cerveja com maltes tostados como uma Brown Porter, por exemplo, harmoniza muito bem com uma carne grelhada.
Esse tipo de experiência gastronômica encanta os clientes, principalmente aqueles que ainda não estão tão familiarizados com harmonizações de cervejas com petiscos, pratos principais ou sobremesas. Acredite, seu estabelecimento pode surpreender!
O número de micro cervejarias no Brasil está crescendo
Como o consumo da bebida artesanal no Brasil ainda é relativamente pequeno em relação à cerveja industrial, pode surgir dúvidas em relação disponibilidade de fornecedores. Mas quanto a isso, não há com o que se preocupar, pois como já citamos no início do texto, o número de micro cervejarias artesanais está crescendo consideravelmente e você pode fechar parcerias com cervejarias artesanais de diversos estilos de cerveja.
O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja estima ainda que até 2020 o número de micro cervejarias cresça em 20% no país. Isso significa que será ainda mais fácil para você conseguir cervejas de boa qualidade para sua clientela. Isso não é bacana?
O brasileiro é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo
Brasileiro que é brasileiro não vive sem futebol e cerveja. Como dissemos no início do texto, o país é um dos maiores consumidores da bebida no mundo — mesmo que o consumo atual seja maior entre as cervejas industrializadas, o potencial de crescimento da bebida artesanal é gigante.
Tem muita gente por aí que vem aderindo à moda de provar cervejas artesanais e a expectativa é que essa demanda cresça junto com o mercado, colocando o seu estabelecimento em um outro patamar de negócio!
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Fonte: Instituto da Cerveja