O objetivo primário de qualquer estabelecimento que atua com atendimento ao público deveria ser, inegociavelmente, o comprometimento com a experiência do cliente. Em seu negócio cervejeiro, por exemplo, mais importante do que elaborar um menu único é garantir um serviço de qualidade, em um ambiente limpo, atrativo e seguro, à altura das suas cervejas artesanais. Para unir todas as “peças” desse quebra-cabeça, é essencial contar com a energia e conexão da equipe de FoH.

 

Mas quais conhecimentos essenciais esses profissionais devem ter? Quais características básicas compõem seu perfil ideal? Como montar o time certo para sua cervejaria? É sobre isso que vamos falar neste artigo! Com a ajuda do professor Fernando Carvalho, o Instituto da Cerveja te ensina a contratar o caráter e treinar as habilidades do seu FoH. Confira!

 

Qual a função de uma equipe de FoH?

 

Originalmente, o termo front of house (FoH) pertence ao mundo das artes cênicas, dando nome à parte do local de espetáculos que é aberta ao público – ou seja, o auditório e os foyers, enquanto no palco e nos bastidores só poderiam circular os atores e equipe de produção.

 

Atualmente, chamamos assim a equipe de salão, isto é, o time responsável pelo atendimento direto ao público que frequenta seu restaurante, bar ou brewpub. Além de servir as cervejas artesanais e seus respectivos acompanhamentos, é função desses profissionais materializar a proposta da casa (receber os clientes, encantá-los com sua simpatia e “vender” sua filosofia em cada gesto). Em outras palavras…

 

If you really want to make a friend, go to someone’s house and eat with him… The people who give you their food give you their heart. – Cesar Chaves

 

Seu negócio cervejeiro deve ser uma grande casa acolhedora, com as portas sempre abertas para receber amigos que não se conhecem ainda. Com entusiasmo e domínio técnico, seu time de FoH pode transformar essa teoria em realidade! A lista completa de habilidades indispensáveis para esses profissionais está neste material grátis do ICB:

 

 

Passo a Passo: Atraia e retenha um bom FoH

 

No material exclusivo que indicamos acima, você encontrará uma lista de atitudes – isto é, soft skills – fundamentais para profissionais de atendimento ao cliente. Tratam-se de comportamentos naturais, inerentes ao perfil, temperamento e personalidade de cada pessoa (o que é bastante difícil de mudar). Por outro lado, conhecimentos técnicos – também chamados de hard skill – podem ser adquiridos por meio de treinamentos!

 

Sabendo dessa diferença, vamos te contar como atrair, reter e desenvolver os melhores talentos para sua equipe de FoH. Aprenda:

 

 

  1. Crie uma atmosfera de trabalho positiva em seu bar ou brewpub, pautada no respeito, na confiança e na sinergia entre os colaboradores. Seu negócio cervejeiro deve ser reconhecido como uma verdadeira comunidade, onde a cooperação é a chave do sucesso.
  2. Garanta que tanto seu produto quanto seu serviço estejam nos mais elevados padrões. Ou seja, deixe claro desde o começo de seus processos seletivos que, para trabalhar com suas cervejas artesanais, é necessário apresentar um desempenho com a mesma qualidade. Nesse momento, os valores do seu negócio ficam em destaque.
  3. Certifique-se de ter uma gestão consistente, bem estruturada e sólida, capaz de manter uma comunicação clara com seus times e clientes, garantindo que o funcionamento diário do estabelecimento ocorra livre de problemas. Lembre-se de que a cultura de um negócio começa de cima para baixo, isto é, da gerência para os colaboradores!
  4. Demonstre (e concretize) um desejo verdadeiro de desenvolver seu staff, oferecendo uma série de treinamentos regulares e progressivos, aprimorando cada vez mais suas habilidades técnicas e conhecimentos específicos. A educação contínua somada às oportunidades de crescimento ajudam a criar um plano de carreira capaz de reter e, mais do que isso, evoluir pessoas.
  5. Não basta proporcionar o crescimento apenas do FoH enquanto a gerência fica em defasagem. É necessário que todos os integrantes do seu negócio amadureçam profissionalmente – inclusive você! Por isso, recomendamos que busque se desenvolver através de capacitações promovidas por especialistas na produção, distribuição e comercialização de cervejas artesanais.

 

No curso de Gestão para Bares e Brewpubs, por exemplo, você se aprofundará em cada uma das características citadas em nosso material gratuito, além de conhecer os elementos essenciais para criar ambientes agradáveis, promover treinamento continuado para a equipe, resolver conflitos no dia a dia, dentre outros aspectos fundamentais para a administração e serviço de um negócio lucrativo.

 

Faça uma verdadeira imersão no mercado cervejeiro com a ajuda de nossos professores experientes:

 

 

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