O objetivo primário de qualquer estabelecimento que atua com atendimento ao público deveria ser, inegociavelmente, o comprometimento com a experiência do cliente. Em seu negócio cervejeiro, por exemplo, mais importante do que elaborar um menu único é garantir um serviço de qualidade, em um ambiente limpo, atrativo e seguro, à altura das suas cervejas artesanais. Para unir todas as “peças” desse quebra-cabeça, é essencial contar com a energia e conexão da equipe de FoH.
Mas quais conhecimentos essenciais esses profissionais devem ter? Quais características básicas compõem seu perfil ideal? Como montar o time certo para sua cervejaria? É sobre isso que vamos falar neste artigo! Com a ajuda do professor Fernando Carvalho, o Instituto da Cerveja te ensina a contratar o caráter e treinar as habilidades do seu FoH. Confira!
Qual a função de uma equipe de FoH?
Originalmente, o termo front of house (FoH) pertence ao mundo das artes cênicas, dando nome à parte do local de espetáculos que é aberta ao público – ou seja, o auditório e os foyers, enquanto no palco e nos bastidores só poderiam circular os atores e equipe de produção.
Atualmente, chamamos assim a equipe de salão, isto é, o time responsável pelo atendimento direto ao público que frequenta seu restaurante, bar ou brewpub. Além de servir as cervejas artesanais e seus respectivos acompanhamentos, é função desses profissionais materializar a proposta da casa (receber os clientes, encantá-los com sua simpatia e “vender” sua filosofia em cada gesto). Em outras palavras…
If you really want to make a friend, go to someone’s house and eat with him… The people who give you their food give you their heart. – Cesar Chaves
Seu negócio cervejeiro deve ser uma grande casa acolhedora, com as portas sempre abertas para receber amigos que não se conhecem ainda. Com entusiasmo e domínio técnico, seu time de FoH pode transformar essa teoria em realidade! A lista completa de habilidades indispensáveis para esses profissionais está neste material grátis do ICB:
Passo a Passo: Atraia e retenha um bom FoH
No material exclusivo que indicamos acima, você encontrará uma lista de atitudes – isto é, soft skills – fundamentais para profissionais de atendimento ao cliente. Tratam-se de comportamentos naturais, inerentes ao perfil, temperamento e personalidade de cada pessoa (o que é bastante difícil de mudar). Por outro lado, conhecimentos técnicos – também chamados de hard skill – podem ser adquiridos por meio de treinamentos!
Sabendo dessa diferença, vamos te contar como atrair, reter e desenvolver os melhores talentos para sua equipe de FoH. Aprenda:
- Crie uma atmosfera de trabalho positiva em seu bar ou brewpub, pautada no respeito, na confiança e na sinergia entre os colaboradores. Seu negócio cervejeiro deve ser reconhecido como uma verdadeira comunidade, onde a cooperação é a chave do sucesso.
- Garanta que tanto seu produto quanto seu serviço estejam nos mais elevados padrões. Ou seja, deixe claro desde o começo de seus processos seletivos que, para trabalhar com suas cervejas artesanais, é necessário apresentar um desempenho com a mesma qualidade. Nesse momento, os valores do seu negócio ficam em destaque.
- Certifique-se de ter uma gestão consistente, bem estruturada e sólida, capaz de manter uma comunicação clara com seus times e clientes, garantindo que o funcionamento diário do estabelecimento ocorra livre de problemas. Lembre-se de que a cultura de um negócio começa de cima para baixo, isto é, da gerência para os colaboradores!
- Demonstre (e concretize) um desejo verdadeiro de desenvolver seu staff, oferecendo uma série de treinamentos regulares e progressivos, aprimorando cada vez mais suas habilidades técnicas e conhecimentos específicos. A educação contínua somada às oportunidades de crescimento ajudam a criar um plano de carreira capaz de reter e, mais do que isso, evoluir pessoas.
- Não basta proporcionar o crescimento apenas do FoH enquanto a gerência fica em defasagem. É necessário que todos os integrantes do seu negócio amadureçam profissionalmente – inclusive você! Por isso, recomendamos que busque se desenvolver através de capacitações promovidas por especialistas na produção, distribuição e comercialização de cervejas artesanais.
No curso de Gestão para Bares e Brewpubs, por exemplo, você se aprofundará em cada uma das características citadas em nosso material gratuito, além de conhecer os elementos essenciais para criar ambientes agradáveis, promover treinamento continuado para a equipe, resolver conflitos no dia a dia, dentre outros aspectos fundamentais para a administração e serviço de um negócio lucrativo.
Faça uma verdadeira imersão no mercado cervejeiro com a ajuda de nossos professores experientes:
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