Trabalhar com o que se ama é o sonho de muitas pessoas. Afinal, lidar diariamente com algo que motive e traga paixão torna a rotina mais leve. Por isso, não é de se espantar que você busque formas de ganhar dinheiro com cerveja: unir o útil ao agradável está na moda.

 

O mercado do empreendedorismo cervejeiro está em amplo crescimento no Brasil, e as cervejas artesanais já correspondem a 0,7% da produção, com 91 milhões de litros por ano, colocando o país na posição do terceiro maior produtor do mundo. Isso significa que a popularização das bebidas pode criar oportunidades bastante interessantes para quem deseja abrir um negócio nesse setor.

 

Confira algumas ideias!

 

Montar um delivery de cervejas

 

Apostar na praticidade ainda é uma forma certeira de começar a ganhar dinheiro nesse ramo, especialmente com leis mais rígidas sobre álcool e direção. Entretanto, não esqueça de que esse negócio envolve uma logística bem estabilizada para realizar a entrega em um curto espaço de tempo.

 

A concorrência nesse ramo é grande, mas é um negócio relativamente simples de abrir, já que não exige muitos maquinários. Você também pode oferecer diferenciais para cativar um público maior, como disponibilizar não só opções industrializadas, mas ter uma carta de cervejas artesanais e importadas para seus clientes.

 

Cervejaria Cigana

 

Se você já está no estágio de homebrew e deseja faturar com as suas criações, pode produzir sua marca e desenvolver suas receitas de cerveja em uma microervejaria já existente, ou seja, terceirizar o local de produção.

 

Esse método de terceirização é um dos mais utilizados por cervejeiros que querem ter seus produtos no mercado, mas não tem capital inicial suficiente para investir no negócio.

 

Isso permite que você tenha possibilidade de produzir sua marca e vários estilos de cerveja em grande escala, sem necessariamente ter que investir em maquinários, estrutura e etc, basta pagar por um espaço ocioso de uma fábrica já existente e usar toda a estrutura para produzir as suas receitas com criatividade.

 

E mesmo com a estrutura de produção resolvida, é preciso focar no produto, para que ele seja bem aceito no mercado, tanto em termos de distribuição e preço, quanto qualidade.

 

Se tornar um consultor em o lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e cervejarias

 

O público consumidor das cervejas artesanais no Brasil está cada vez mais exigente, e as micro e pequenas cervejarias focam na qualidade para cativá-los. Se você tiver curso profissional na área, pode ajudar os negócios que estão começando, com dicas de ingredientes, qualidade, receitas, estilos, entre outros.

 

Uma boa opção é atuar como um sommelier para esses estabelecimentos, sugerindo os rótulos que eles deveriam oferecer para seus clientes de acordo com o público-alvo.

 

Oferecer eventos para cervejeiros

 

Um profissional bem formado do ramo cervejeiro certamente não fica parado. As opções vão desde participar de palestras, pequenos cursos até organizar jantares harmonizados para diferentes públicos ? uma alternativa viável que é muito popular em Empórios.

 

Para isso, no entanto, é preciso se especializar. Quanto mais você conhece do ramo, mais preparado está para abrir seu próprio negócio na área que ama e ganhar dinheiro com cerveja.

 

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Fonte: Instituto da Cerveja