O "largar tudo" para fazer algo que se gosta tem se tornado cada dia mais comum. Isso porque o mercado contemporâneo trouxe expansão e muitas possibilidades para se investir (e também crescer financeiramente) no que antes tratávamos apenas como hobby.
Se você passa a maior parte do dia no trabalho, pensando em como poderia fazer o que realmente ama, talvez esteja na hora de repensar onde você investe seu tempo. Confira nossas dicas de como mudar de profissão e os benefícios que isso pode trazer!
Quais são os benefícios de se fazer o que ama?
O cenário já é conhecido por muitos: rotinas cansativas, atividades repetitivas e o prazer cada vez mais escasso. Houve um tempo em que as profissões eram escolhidas com base, não só nas vontades e afinidades, mas também em exigências cotidianas, como:
• sucesso profissional;
• estabilidade financeira;
• reconhecimento.
A flexibilidade e inovação são atrativos
Mudar de profissão tem sido uma alternativa cada vez mais viável para aqueles que buscam por algo além do convencional. E, ao contrário do que muitos pensam, é possível equilibrar qualidade de vida e bem-estar financeiro fazendo aquilo que se ama.
Há diversos benefícios em fazer essa mudança
Mudar de profissão para algo que você goste oferece muitos benefícios, tais como:
Produtividade
Quando estamos desempenhando algo que escolhemos, o tempo rende mais, e a atividade é feita de uma forma muito mais otimizada.
Digamos que você goste de cerveja e gaste a maior parte do seu tempo experimentando novos rótulos, lendo sobre a bebida e até usando os dias livres para produzí-la.
Quando fazemos o que gostamos, concentração e produtividade deixam de ser um problema e passam a fazer parte do processo de uma forma mais natural.
Criatividade
Mudar de profissão para fazer o que se ama é enxergar inspiração em tudo. Por exemplo, para quem gosta de cerveja e trabalha com isso, conhecer novos sabores ou sentir novos aromas pode ser a base para inspirações e criatividade no dia a dia de trabalho, por exemplo.
Fazer o que se ama é enxergar possibilidades e inspirações, de forma simples, na sua rotina.
Liberdade profissional
Quando você muda de profissão, decide quando, onde e com quem trabalhará. Você entende o tempo certo para realizar suas atividades e também o que é necessário para que elas sejam feitas da melhor forma.
Crescimento pessoal
O equilíbrio na vida profissional reflete no seu crescimento pessoal. Mudar de profissão para fazer algo em que se acredita traz mais propósito para o dia a dia e realização pessoal.
Mudar de profissão: por onde começar?
Iniciar uma nova profissão pode ser desafiador, mas não precisa se transformar em um processo de sofrimento.
Conheça você mesmo
Para mudar de profissão, é preciso se conhecer. Portanto, defina as seguintes questões:
• valores;
• paixões;
• afinidades.
É necessário entender o seu estilo de vida, suas necessidades e como isso pode refletir na sua rotina e planos. Harmonize o desejo da mudança com a consciência daquilo que você já sabe que é bom e consegue manter como profissão.
Tenha uma reserva financeira
Independentemente de você ter pessoas que dependem de você (como filhos, pais, cônjuge), é preciso lembrar que mudar de profissão ou começar um empreendimento exige investimento e um plano de médio a longo prazo.
Por isso, tenha cautela com o seu dinheiro e invista no que, de fato, dará retorno nessa sua nova fase da vida. Assim, essa transição será mais tranquila e controlada.
Analise o mercado
É preciso, ainda, saber se há trabalho e público para o que você gosta. Estude o mercado e entenda as características da área escolhida.
Conversar com pessoas que já estão nessa profissão é uma forma de entender como ela funciona.
Capacite-se
O conhecimento é ferramenta fundamental para mudar de profissão. Procure cursos especializados naquilo que você deseja investir, reserve tempo para fazer pesquisas, ler sobre o assunto e fazer partes de redes sociais que oferecem discussões sobre o tema.
Faça Networking
Criar uma rede de relacionamento com pessoas da área é essencial para mudar de profissão. Portanto, os cursos e as redes sociais podem ajudá-lo. Busque também por feiras, workshops e palestras que sejam referência na área.
Quer saber mais sobre mudar de profissão, cursos e o universo da cerveja? Siga-nos no Twitter, Facebook e Instagram!
Fonte: Instituto da Cerveja