R$ 1.200,00

Para alunos e ex-alunos: R$ 984,00

ONLINE

04/10/2021 às 20:00

Noite

Preparar o aluno – de forma abrangente – para o competitivo mercado de food service. Na análise mais específica, ele irá aprender sobre as particularidades de comércios cervejeiros artesanais, setor com robusto crescimento nos últimos anos e que está inserido no imenso universo da gastronomia e do lazer. Cada aluno, seja ele um empreendedor já estabelecido ou entrante, ao final do curso estará mais capacitado para avaliar riscos e oportunidades, estando melhor preparado para a tomada de decisões, tanto estratégicas quanto rotineiras, neste dinâmico ramo de negócios.

EMENTA

Amplo estudo sobre o empreendedorismo no mercado de cerveja artesanal brasileiro, com foco em operaçõess on trade (comércios cervejeiros) de pequeno e médio portes, abordando erros e acertos durante o "boom" dos últimos 10 anos, extraindo lições e aprendizados associados à entrega de ferramentas de governança, boas práticas administrativas e gerenciais, caminhos e soluções na condução de empresas, operações e negócios cervejeiros.

 

Tudo isto contextualizado no “novo normal” imposto pelo advento da Covid-19, que a partir de março de 2020 nos apresentou uma enorme carga de desafios adicionais, nos obrigando a reorientarmos muitas de nossas práticas “antigas”, nos provocando – daqui para frente – a transformarmos as adversidades em oportunidades.

 

O curso está estruturado em três módulos que são os seus eixos principais:

MÓDULO 01: EMPREENDEDORISMO

MÓDULO 02: PREVISÕES, APOSTAS E TENDÊNCIAS DE MERCADO

MÓDULO 03: POR DENTRO DE OPERAÇÕES DE BREWPUBS, BARES CERVEIROS E SIMILARES

 

OBJETIVO

 Ao final da aula o aluno será capaz de:

  • Estar apto a avaliar realisticamente as condições de sua empresa (ou projeto) através da aplicação da ferramenta S.W.O.T. adequada às características do setor;
  • Estar preparado para posicionar (ou reposicionar) seu negócio de forma mais competitiva no volátil mercado atual;
  • Estruturar e aplicar fundamentos básicos de delivery próprio ou terceirizado;
  • Estruturar e aplicar fundamentos básicos de marketing digital;
  • Dominar conceitos de bom atendimento e de hospitalidade;
  • Otimizar recursos, reduzir custos e aumentar margens através da aplicação de planejamento estratégico e de procedimentos operacionais.

 

CONTEÚDO

01. Empreendedorismo.

Empreendedorismo é um tema amplo e complexo e que aqui abordamos com foco no mercado cervejeiro brasileiro:

  • O que define empreendedorismo?
  • Empreendedorismo clássico.
  • Contextualizando o empreendedorismo cervejeiro artesanal brasileiro recente.
  • Players relevantes.
  • Por que NÃO empreender.
  • Por que empreender.
  • Atitudes empreendedoras.

 

02. Previsões, apostas e tendências de mercado.

Numa era de tantas incertezas (dramaticamente acentuadas pela Covid) e de tantas transformações aceleradas, quais referencias ainda temos, qual a “bússola” para nos guiarmos? Neste módulo buscamos separar o que é modismo do que é e/ou será perene no mercado de food service, com foco no setor cervejeiro artesanal:

  • Já é.
  • Já era.
  • Já vem.
  • Ainda é.
  • Como será?
  • Aula bônus: Marketing digital com foco em redes sociais (Profa. Jéssica Lopes)

 

3. Por dentro de operações de brewpubs, bares cervejeiros e similares.

Através da aplicação da ferramenta de análise S.W.O.T. (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças), avaliamos o conjunto de variáveis que impactam no dia a dia da operação:

i) aspectos estratégicos, estruturais e funcionais;

ii) ambientes macro e micro;

iii) fatores externos e internos:

  • Conceito e/ou tipo de operação central (brewpub, pub/bar cervejeiro artesanal, restaurante com carta de cervejas especiais …)
  • Como desenvolver um plano de negócio factível (seu plano cabe no seu bolso?)
  • Planta fabril/instalações em conformidade (brewpubs)
  • Sistema de extração de chope (câmara fria, plano de assepsia de linhas …)
  • Áreas de produção (cozinha própria completa ou de finalização, terceirizado/food truck …)
  • Áreas de serviço ao cliente (salão/salões, bar/balcão, lojinha, parklet …)
  • Áreas de delivery (plataforma/interface/atendimento, produção, embalagem, expedição …)
  • Estrutura administrativa.
  • Estrutura de almoxarifado/estoque.
  • Estrutura de conservação/manutenção.
  • Aula bônus: Delivery: ontem, hoje e amanhã (Prof. Edrey Momo)
  • Aula bônus: Atendimento e hospitalidade (Prof. Edu Passarelli)

 

 

Aulas

Outubro – 04, 06, 13, 18, 20, 25 e 27

Novembro – 03, 08, 10, 17 e 22.

 

Horário

das 20 às 22 hs

 

Carga horária

24 horas – EAD

 

Material Didático

Apostila digital (.pdf)

 

Público-alvo

Profissionais do mercado cervejeiro, cervejeiros em busca de atualização, cervejeiros caseiros, sommeliers, empreendedores do mercado cervejeiro , profissionais e empreendedores do mercado de bares e restaurantes.

 

Professores

Marcus Ribas, Edu Passarelli, Edrey Momo, Jessica Lopes

 

Coordenação Geral

Estacio Rodrigues e Leandro Viu

 

Coordenação Local

Leandro Viu

 

Certificação

Instituto da Cerveja Brasil

 

Política de cancelamento

A desistência do curso deverá ser solicitada formalmente, através do e-mail financeiro@institutodacerveja.com.br. Caso o cancelamento seja solicitado menos de 7 dias úteis antes do inicio, o Instituto da Cerveja devolverá 70% do valor pago descontado-se a taxa de transferência e 15% da nota fiscal. Caso o aluno desista após o inicio, este se obriga ao pagamento de 50% do valor remanescente, a título de ressarcimento ao Instituto da Cerveja, visto que não é possível angariar novo estudante após o curso iniciado, além da taxa de 15% referente à nota fiscal. Importante ressaltar que o Instituto da Cerveja não trabalha com trancamento de curso.

Marcos Rossi

Advogado

Advogado, especialista em Direito Empresarial, Internacional e Tributário, atual Secretário Geral da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/ SP, sócio fundador do escritório Marcos Rossi Advocacia e Consultoria Empresarial.

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