R$ 1.400,00

Para alunos e ex-alunos: R$ 1.260,00

ONLINE

28/04/2025 às 20:00

Noite

Com foco na competitividade, o curso busca capacitar os alunos a atuar em aspectos fundamentais tanto do atendimento ao público quanto da gestão financeira. Este processo envolve compreender a formatação, implantação e gestão de um programa de treinamentos de brigada eficaz e adequado a cada perfil de negócio, assim como a importância do papel da brigada na dinâmica e na rentabilidade da operação. Também objetiva capacitar os alunos na compreensão e utilização das adequadas técnicas e ferramentas de controle e gestão financeira, possibilitando a auditoria dos processos para que o negócio possa ser auto suficiente e gerar lucro.

Ementa

Sobre o curso de Gestão para Bares e Brewpubs:

– Apresentar conceitos básicos sobre serviço de cervejas e estrutura do FoH(Front of the House) em operações comerciais de cervejas artesanais.|
– Apresentar conceitos de canais de venda e papel das equipes de FoH na jornada do cliente, abordando perfil, habilidades e atitudes dos recursos humanos.
– Aprofundar a compreensão das necessidades específicas dos negócios em relação as equipes, ajustando o perfil de pessoal e conteúdo do treinamento. A eficácia do treinamento.
– Formatação de treinamento, conteúdos e ferramentas. Treinamento inicial, manutenção e treinamento continuado.
– Provocar no aluno reflexões sobre a importância do controle de estoque e compra para que o negócio seja lucrativo.
– Apresentar boas práticas de gestão de estoque para operações de Bares e Brewpubs .
– Apresentar ferramentas de controles e análises para tomadas de decisões visando manter os custos sob controle e gerar lucro .
– Demonstrar através de relatórios, análises que possam ser utilizadas no dia a dia do negócio.
– Apresentar o que é CMV, como calcular e qual a importância desse indicador
– Apresentar cálculos de estoque mínimo e máximo para estimativas de compras .
– Apresentar processos e sitemas para implantação do controle de estoque e compras.
– Apresentar indicadores médios do mercado para CMV, CMO e Primes Cost .
– Provocar no aluno reflexões sobre a importância do controle financeiro para a longevidade do negócio. Motivo que muitos bares não passam de 2 anos.
– Apresentar boas práticas no BoH (Back of the House) para gestão financeira das operações de Bares e Brewpubs .
– Apresentar ferramentas de controles e análises para identificar e classificar custos, e com isso tomar decisões sem achismos, manter os custos sobre controle e gerar lucro .
– Apresentar o que é Fluxo de Caixa, DRE e relatórios acessórios .
– Apresentar como estruturar uma rotina administrativa financeira:
– Tesouraria|
– Cotas a pagar/receber
– Conciliação Bancária
– Classificação de Entras e Saídas
– O que é DRE? Exemplo do relatório
– Análise de Resultados e Case Real
– Apresentar processos e sistemas para implantação do controle financeiro .
– Apresentar indicadores médios do mercado .

Objetivo

Ao final da aula o aluno será capaz de:

• Definir o perfil da equipe de FoH mais adequada para o negócio;
• Elaborar um plano de capacitação otimizado para suas necessidades, definindo estratégias e ferramentas;
• Realizar a gestão eficiente do plano de treinamento;
• Saber o que é CMV, como calcular e para que usar esse indicador ;
• Implantar processos de controle de estoque e compras ;
• Cálculo para estoque mínimo e máximo ;
• Avaliar principais indicadores de controles de estoque e compras ;
• Saber o que é Fluxo de Caixa, DRE e Margem de Contribuição. Como calcular e para que usar esse indicador ;
• Mapear custos diretos e indiretos (cmv, cmo e prime cost)
• Avaliar principais indicadores financeiros e como agir.

Capacitar os alunos na formatação e gestão de um programa de treinamentos eficaz e adequado a cada perfil de negócio, compreendendo o papel da brigada de FoH na dinâmica de negócios e na rentabilidade.

Capacitar os alunos para implantar controles de estoque, compras e auditar os processos para que o negócio seja lucrativo.

Capacitar os alunos para implantar controles de financeiro e auditar os processos para que o negócio possa ser autossuficiente e gere lucro.

Conscientizar o aluno a separar as despesas pessoais e despesas da empresa .

 

Conteúdo 

1. Conceitos básicos de serviço de sala e brigada.
1.1- A estrutura de um serviço de A&B;
1.2 – Atribuições e responsabilidades;
1.3 – Serviço de cervejas especiais;

2. Tipos de negócio e canais de venda.
2.1 – Brewpubs, bares, cervejarias;
2.2 – Público alvo

3. A importância do Treinamento.
3.1 – FoH como agente de vendas e mkt;
3.2 – materialização da proposta da casa;
3.3 – Encantamento;

4. Atitude e Habilidades.
4.1 – Construção do perfil;
4.2 – Habilidades e Comportamentos;

5. Quem treinar.
5.1 – Estrutura da equipe;
5.2 – demandas;
5.3 – pontos críticos;
5.4 – personalização.

6. Formatando o treinamento.
6.1 – Objetivos;
6.2 – Carga horária e duração;
6.3 – Alvos e KPIs

7. Conceitos do treinamento.
7.1 – Um programa de treinamento bem sucedido;
7.2 – Confiança;

8. Treinamento Inicial.
8.1 – O básico necessário para cada tipo de negócio;
8.2 – Estabelecer próximos passos

9. Treinamento continuado.
9.1 – Mantendo a proficiência;
9.2 – Subindo a régua

10. Solução de problemas e conflitos.
10.1 – Comunicação;
10.2 – Problemas de produto;
10.3 – Problemas de serviço.

11. Reflexões sobre a gestão de estoque.
11.1 – Como é o dia a dia da gestão de estoque de um bar ou brewpub. Utopia x Realidade .

12. O que é CMV
12.1 – Conceito de CMV, como calcular e fazer bom uso desse indicador.

13. Processos, ferramentas e sistemas para controles .

14. Relatórios e análises de números e indicadores .
14.1 – VARIAÇÕES ;
14.2 – ENTRADA DE NOTAS / DIVERGÊNCIAS ;
14.3 – ABC DE COMPRAS ;
14.4 – ABC DE FORNECEDORES ;
14.5 – CMV REAL X TEÓRICO ;
14.6 – SUGESTÃO DE COMPRAS ;
14.7 – INFLAÇÃO / ÚLTIMOS PREÇOS ;
14.8 – CMO x PRIME COST .

15. Personas e Dicas para ir além .
15.1 – Equipes e números integrados.
15.2 – Dicas de Ouro e Bibliografia, sites, material de pesquisa e podcast.

Aulas
Abril – 28 e 30
Maio – 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28

Horário
das 20 às 22 hs

Carga horária
20 horas – EAD

Material Didático
Apostila digital

Público-alvo
Profissionais do mercado cervejeiro, cervejeiros em busca de atualização, cervejeiros caseiros, sommeliers, empreendedores do mercado cervejeiro , profissionais e empreendedores do mercado de bares e restaurantes.

Professores
Fernando Carvalho e André Ramos

Coordenação Geral
Estácio Rodrigues

Certificação
Instituto da Cerveja Brasil


Política de cancelamento
A desistência do curso deverá ser solicitada formalmente, através do e-mail financeiro@institutodacerveja.com.br. Caso o cancelamento seja solicitado menos de 7 dias úteis antes do inicio, o Instituto da Cerveja devolverá 70% do valor pago descontado-se a taxa de transferência e 15% da nota fiscal. Caso o aluno desista após o inicio, este se obriga ao pagamento de 50% do valor remanescente, a título de ressarcimento ao Instituto da Cerveja, visto que não é possível angariar novo estudante após o curso iniciado, além da taxa de 15% referente à nota fiscal. Importante ressaltar que o Instituto da Cerveja não trabalha com trancamento de curso.

 

 

Fernando Carvalho

Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos

Fernando Carvalho é engenheiro químico formado pela Unicamp, gastrônomo formado pelo Senac e Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja.

Perfil

André Ramos

Product Owner Na Zak

Publicitário, especialista em Relacionamento com Cliente e Gestão de Produtos,nTécnico Cervejeiro - Instituto da Cerveja

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