Ementa
O curso de formação Profissional Sommelier de Cervejas do Instituto da Cerveja é destinado a quem trabalha ou pretende trabalhar no mercado de cervejas. O curso visa capacitar o participante em temas variados relacionados ao universo cervejeiro para atuar como sommelier de cerveja profissional ou como consultor e/ou assessor nos diversos segmentos do mercado, incluindo lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e cervejarias de pequeno, médio e grande porte. O profissional estará apto a:
– analisar tecnicamente diferentes estilos de cerveja;
– sugerir as cervejas adequadas para cada tipo de consumidor,contribuindo para o consumo consciente, responsável e prazeroso do cliente;
– sugerir harmonizações adequadas aos diferentes tipos de gastronomia;
– elaborar cartas de cervejas destinadas a diversos perfis de pontos de venda;
– promover eventos de degustação e harmonização aos mais diversos públicos consumidores;
– servir o cliente, baseado nas diretrizes comportamentais e técnicas recomendadas, com o objetivo de satisfazer o cliente da melhor maneira possível;
– utilizar de conceitos e estratégias de marketing e mercado para fomentar as vendas e a difusão da cultura cervejeira no local de trabalho.
De modo geral o curso tem como objetivo dar ao aluno uma visão real e abrangente da profissão, além de propiciar eficiente e intensivo treinamento prático em tudo o que diz respeito à atuação do sommelier de cervejas nos diferentes locais em que exerça sua atividade.
Conteúdo
– História da cerveja
– Técnicas de degustação
– Matérias-primas e processo de malteação
– Legislação brasileira
– Processo de fabricação de cervejas
– Famílias de cervejas
– Escolas cervejeiras Alemã, Anglo-saxônica, Belga e Americana
– Chope teórico e prático
– Glassware
– Serviço de mesa e cerveja
– Estocagem e guarda
– Análise sensorial
– Defeitos sensoriais (teórico /prático)
– Técnicas de harmonização (teoria e prática)
– Harmonização prática de queijos, embutidos e doces
– Carta de cervejas
– Curiosidades e estatísticas
– Concursos de cervejas
– Empreendedorismo e mercado cervejeiro
– Marketing de cervejas
– Visita à micro cervejaria
Aulas
Março – 15, 16, 29 e 30
Abril – 12 e 13
Maio – 03, 04 e 17
Maio – 20 e 22 (EAD – aula online)
Horário
das 9 às 18hs
Carga Horária
76 horas
Degustação
Mais de 80 rótulos. Serão degustados exemplares clássicos dos principais estilos das 4 escolas cervejeiras, como German Pils e Bohemian Pilsner, Tripel, Dubbel e Belgian Strong Ale, English Bitters e Old Ale, IPA, Imperial IPA e Brown Ale, cervejas trapistas e cervejas produzidas pelo método champenoise
Frequência mínima obrigatória
80%
Método de avaliação
2 provas teóricas objetivas;
1 prova prática dissertativa e
1 trabalho individual
A media para aprovação é 6,0 (seis)
Público-alvo
Entusiastas, cervejeiros caseiros, profissionais de bares, restaurantes, importadoras e outros estabelecimentos relacionados, empreendedores da esfera gastronômica.
Pré-requisito
Ensino Médio completo
Professores
Kathia Zanatta, Fernando Carvalho, Marcus Dapper, Estácio Rodrigues, Celso Jr.
Coordenação
Estácio Rodrigues
Certificação
Instituto da Cerveja Brasil
Política de cancelamento
A desistência do curso deverá ser solicitada formalmente, através do e-mail financeiro@institutodacerveja.com.br. Caso o cancelamento seja solicitado menos de 7 dias úteis antes do inicio, o Instituto da Cerveja devolverá 70% do valor pago descontado-se a taxa de transferência e 15% da nota fiscal. Caso o aluno desista após o inicio, este se obriga ao pagamento de 50% do valor remanescente, a título de ressarcimento ao Instituto da Cerveja, visto que não é possível angariar novo estudante após o curso iniciado, além da taxa de 15% referente à nota fiscal. Importante ressaltar que o Instituto da Cerveja não trabalha com trancamento de curso.