A palavra Sommelier vem do francês [bête de] somme = [besta de] carga + lier = amarrar, ligar, portanto o “amarrador (ou lidador) das cargas”. Em resumo, o carroceiro dos castelos e palácios, que, por transportar as pipas de vinho, acabou sendo incumbido de provar seu conteúdo antes que fosse servido aos reis e nobres, para evitar tentativas de envenenamentos durante o transporte *.

O Sommelier é o especialista que aconselha os clientes na escolha das bebidas e outros itens, garantindo seu serviço correto e priorizando a satisfação do cliente. O renomado sommelier italiano Giuseppe Vaccarini diz que “o bom sommelier é aquele que transforma qualquer ocasião à mesa em um acontecimento inesquecível.”.

Já o termo Sommelier de Cervejas é bastante novo e passou a ser utilizado a partir dos anos 90 na Alemanha. No Brasil, este título é ainda mais recente. Kathia Zanatta em 2008 foi a primeira brasileira formada como Sommelier de Cervejas. Kathia foi pioneira em uma das primeiras turmas do curso em Munique.

Este novo profissional deve ter um amplo conhecimento sobre cervejas e ser capaz de analisar sensorialmente e qualitativamente os mais diversos estilos da bebida. Deve também ter a habilidade de aconselhar os clientes sobre as diversas possibilidades de estilos a escolher, recomendando harmonizações e principalmente, tendo a sensibilidade de servir, entender e respeitar o cliente.

Em função de seu conhecimento, o Sommelier de Cervejas pode desenvolver as seguintes atividades:

  • Indicar e sugerir cervejas e harmonizações;
  • Disseminar conhecimento e cultura cervejeira;
  • Elaborar cartas de cerveja em bares e restaurantes especializados;
  • Promover eventos de degustação e harmonização;
  • Exercer papel fundamental dentro de importadoras, com a ajuda de seleção de rótulos e informações técnicas sobre os produtos;
  • Fazer parte do time de desenvolvimento dentro de cervejarias, ajudando na criação de novos produtos e tendências;
  • Liderar equipes em bares e restaurantes, disseminando o conhecimento para a brigada e clientes.

Se o objetivo partilhado da comunidade cervejeira é que a cerveja seja admirada e respeitada frente a outras bebidas, é imprescindível que assim ela seja tratada e servida no mercado nacional. É por isso que o Instituto da Cerveja Brasil investe na formação e capacitação destes profissionais.

Fonte: Wikipédia

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