Ementa
– Apresentar conceitos básicos sobre serviço de cervejas e estrutura do FoH(Front of the House) em operações comerciais de cervejas artesanais.
– Apresentar conceitos de canais de venda e papel das equipes de FoH na jornada do cliente, abordando perfil, habilidades e atitudes dos recursos humanos.
– Aprofundar a compreensão das necessidades específicas dos negócios em relação as equipes, ajustando o perfil de pessoal e conteúdo do treinamento. A eficácia do treinamento.
– Formatação de treinamento, conteúdos e ferramentas. Treinamento inicial, manutenção e treinamento continuado.
– Provocar no aluno reflexões sobre a importância do controle de estoque e compra para que o negócio seja lucrativo.
– Apresentar boas práticas de gestão de estoque para operações de Bares e Brewpubs .
– Apresentar ferramentas de controles e análises para tomadas de decisões visando manter os custos sob controle e gerar lucro .
– Demonstrar através de relatórios, análises que possam ser utilizadas no dia a dia do negócio.
– Apresentar o que é CMV, como calcular e qual a importância desse indicador
– Apresentar cálculos de estoque mínimo e máximo para estimativas de compras .
– Apresentar processos e sitemas para implantação do controle de estoque e compras.
– Apresentar indicadores médios do mercado para CMV, CMO e Primes Cost .
– Provocar no aluno reflexões sobre a importância do controle financeiro para a longevidade do negócio. Motivo que muitos bares não passam de 2 anos.
– Apresentar boas práticas no BoH (Back of the House) para gestão financeira das operações de Bares e Brewpubs .
– Apresentar ferramentas de controles e análises para identificar e classificar custos, e com isso tomar decisões sem achismos, manter os custos sobre controle e gerar lucro .
– Apresentar o que é Fluxo de Caixa, DRE e relatórios acessórios .
– Apresentar como estruturar uma rotina administrativa financeira:
• TESOURARIA
• CONTAS A PAGAR/RECEBER
• CONCILIAÇÃO BANCÁRIA
• CLASSIFICAÇÃO DE ENTRADAS E SAÍDAS
• O QUE É DRE? EXEMPLO DO RELATÓRIO
• ANÁLISE DE RESULTADOS DE CASE REAL
– Apresentar processos e sistemas para implantação do controle financeiro .
– Apresentar indicadores médios do mercado .
Objetivo
Ao final da aula o aluno será capaz de:
• Definir o perfil da equipe de FoH mais adequada para o negócio;
• Elaborar um plano de capacitação otimizado para suas necessidades, definindo estratégias e ferramentas;
• Realizar a gestão eficiente do plano de treinamento;
• Saber o que é CMV, como calcular e para que usar esse indicador ;
• Implantar processos de controle de estoque e compras ;
• Cálculo para estoque mínimo e máximo ;
• Avaliar principais indicadores de controles de estoque e compras ;
• Saber o que é Fluxo de Caixa, DRE e Margem de Contribuição. Como calcular e para que usar esse indicador ;
• Mapear custos diretos e indiretos (cmv, cmo e prime cost)
• Avaliar principais indicadores financeiros e como agir.
Capacitar os alunos na formatação e gestão de um programa de treinamentos eficaz e adequado a cada perfil de negócio, compreendendo o papel da brigada de FoH na dinâmica de negócios e na rentabilidade.
Capacitar os alunos para implantar controles de estoque, compras e auditar os processos para que o negócio seja lucrativo.
Capacitar os alunos para implantar controles de financeiro e auditar os processos para que o negócio possa ser autossuficiente e gere lucro.
Conscientizar o aluno a separar as despesas pessoais e despesas da empresa .
Conteúdo
1. Conceitos básicos de serviço de sala e brigada.
1.1- A estrutura de um serviço de A&B;
1.2 – Atribuições e responsabilidades;
1.3 – Serviço de cervejas especiais;
2. Tipos de negócio e canais de venda.
2.1 – Brewpubs, bares, cervejarias;
2.2 – Público alvo
3. A importância do Treinamento.
3.1 – FoH como agente de vendas e mkt;
3.2 – materialização da proposta da casa;
3.3 – Encantamento;
4. Atitude e Habilidades.
4.1 – Construção do perfil;
4.2 – Habilidades e Comportamentos;
5. Quem treinar.
5.1 – Estrutura da equipe;
5.2 – demandas;
5.3 – pontos críticos;
5.4 – personalização.
6. Formatando o treinamento.
6.1 – Objetivos;
6.2 – Carga horária e duração;
6.3 – Alvos e KPIs
7. Conceitos do treinamento.
7.1 – Um programa de treinamento bem sucedido;
7.2 – Confiança;
8. Treinamento Inicial.
8.1 – O básico necessário para cada tipo de negócio;
8.2 – Estabelecer próximos passos
9. Treinamento continuado.
9.1 – Mantendo a proficiência;
9.2 – Subindo a régua
10. Solução de problemas e conflitos.
10.1 – Comunicação;
10.2 – Problemas de produto;
10.3 – Problemas de serviço.
11. Reflexões sobre a gestão de estoque.
11.1 – Como é o dia a dia da gestão de estoque de um bar ou brewpub. Utopia x Realidade .
12. O que é CMV
12.1 – Conceito de CMV, como calcular e fazer bom uso desse indicador.
13. Processos, ferramentas e sistemas para controles .
14. Relatórios e análises de números e indicadores .
14.1 – VARIAÇÕES ;
14.2 – ENTRADA DE NOTAS / DIVERGÊNCIAS ;
14.3 – ABC DE COMPRAS ;
14.4 – ABC DE FORNECEDORES ;
14.5 – CMV REAL X TEÓRICO ;
14.6 – SUGESTÃO DE COMPRAS ;
14.7 – INFLAÇÃO / ÚLTIMOS PREÇOS ;
14.8 – CMO x PRIME COST .
15. Personas e Dicas para ir além .
15.1 – Equipes e números integrados.
15.2 – Dicas de Ouro e Bibliografia, sites, material de pesquisa e podcast.
Aulas
Março – 18 e 25
Abril – 1, 8, 15, 22 e 29
Maio – 6, 20 e 27
Horário
das 20 às 22 hs
Carga horária
20 horas – EAD
Material Didático
Apostila digital
Público-alvo
Profissionais do mercado cervejeiro, cervejeiros em busca de atualização, cervejeiros caseiros, sommeliers, empreendedores do mercado cervejeiro , profissionais e empreendedores do mercado de bares e restaurantes.
Professores
Fernando Carvalho e André Ramos
Coordenação Geral
Estacio Rodrigues
Coordenação Local
Leandro Viu
Certificação
Instituto da Cerveja Brasil
Política de cancelamento
A desistência do curso deverá ser solicitada formalmente, através do e-mail financeiro@institutodacerveja.com.br. Caso o cancelamento seja solicitado menos de 7 dias úteis antes do inicio, o Instituto da Cerveja devolverá 70% do valor pago descontado-se a taxa de transferência e 15% da nota fiscal. Caso o aluno desista após o inicio, este se obriga ao pagamento de 50% do valor remanescente, a título de ressarcimento ao Instituto da Cerveja, visto que não é possível angariar novo estudante após o curso iniciado, além da taxa de 15% referente à nota fiscal. Importante ressaltar que o Instituto da Cerveja não trabalha com trancamento de curso.